"Quero meus livros distribuídos, eles não devem ficar friamente guardados. Quero que, em uma ordem cíclica, milhares e milhares de livros sejam impressos, e sejam distribuídos e novamente publicados."
Srila Narayana Maharaj - hari katha: "A Importância da Distribuição de Livros"

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bhakti é Radhika


Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Moscou, Rússia: 10 de agosto de 2010

[Moscou ficou sobrecarregada com uma onda de calor incomum e anormal em agosto. Era mais de 40 graus Celsius todos os dias e o tempo normal naquela época era 20 ou 21 graus. O clima às 17:00 (horário habitual que Srila Maharaja dava aula) estava muito quente para ele. Portanto, os organizadores do festival decidiram que a única maneira de o Festival Harikatha de Moscou 2010 continuar com Srila Narayana Gosvami Maharaja dando palestras seria que ele o fizesse de manhã, às 6h, quando o tempo estava frio. Devido ao clima, à hora do dia e à sua saúde, Srila Maharaja falou por 15 minutos e depois voltou ao seu quarto. Ele instruiu os sannyasis a continuar falando do Srimad-Bhagavatam pela próxima hora, como faria também se estivesse fisicamente presente. Aqui está uma transcrição desse belo discurso e, se você quiser ver o vídeo, visite este link.]

Srila Vyasadeva não era um homem comum. [Ele é a encarnação literária de Deus, a manifestação do Senhor Narayana, que manifestou todas as literaturas védicas antigas.] Ele primeiro compilou o Vedanta-sutra, que vou publicar. Mas essa escritura era muito, muito difícil para as pessoas dessa época entenderem, e, portanto, ele escreveu o Mahabharata e muitos Puranas. Além disso, foi no Mahabharata que todos os dezoito capítulos do Sri Bhagavad-gita estavam situados.

Mas ele ainda não estava satisfeito; ele estava lamentando. Enquanto isso, seu guru, Narada Rsi, chegou ao seu asrama. Narada perguntou: "Você está satisfeito?"

Vyasadeva respondeu: "Não, Gurudeva, não estou satisfeito. Narada disse:" Você compilou o Vedanta-sutra, cinquenta e seis Puranas e o Mahabharata no qual o Bhagavad-gita está contido. Por que você não está satisfeito? "

Vyasadeva respondeu: "Gurudeva, eu não sei. Você pode me dizer; você é onisciente".

Narada disse gentilmente: "Em todos os seus livros, você explicou apenas dharma (religião), artha (desenvolvimento econômico), kama (gratificação dos sentidos) e moksa (libertação). Todos esses são assuntos podres; ninguém pode se satisfazer com eles.

"Você escreveu sobre as glórias de Krsna? Você escreveu que, embora Ele seja o Senhor Supremo, a mãe Yasoda o amarra com uma corda. Aquele que é ilimitado, para cima e para baixo, lado direito, lado esquerdo e em toda parte - esse Senhor Supremo estava amarrado e chorando. Seu choro não era imitação. Ele estava realmente chorando e pensando: 'Se minha mãe não me ama, então para onde irei?'

"Você escreveu em algum livro que, embora Krsna seja o Senhor Supremo, Ele costumava roubar manteiga nas casas de todas as gopis? Você já escreveu isso?"

Vyasadeva respondeu: "Não, Gurudeva".

Narada continuou: "Você escreveu que Krsna era controlado pelas gopis e que Ele fazia dança rasa com eles? Durante esse passatempo de dança rasa com eles, Ele lhes disse:

na paraye 'ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna

["Eu não sou capaz de pagar minha dívida por seu serviço impecável, mesmo dentro de uma vida inteira de Brahma. Sua conexão comigo é irrepreensível. Você me adorou, cortando todos os laços domésticos que são difíceis de romper. Portanto, por favor, que suas próprias obras gloriosas sejam sua compensação. (Srimad-Bhagavatam, 10.32.22)]


Ele lhes disse: "Ó gopis, eu não posso retribuir. Se eu lhe perguntar como posso retribuir, você dirá:" Dê-nos o seu serviço. Queremos servi-lo. O que você quiser, nós lhe daremos. "

Narada continuou: "Você escreveu Venu-gita, Gopi-gita e Brahmara-gita?"

Vyasadeva respondeu: "Gurudeva, eu não conheço todos esses tópicos".

Narada disse a ele: "Você só pode conhecer esses tópicos por bhakti-yoga. Krsna é controlado por bhakti (pura devoção amorosa)".

Definimos bhakti puro (uttama-bhakti) ontem, e esse bhakti está supremamente situado em Radhika. De fato, bhakti é Radhika.

Narada continuou: "Você deve ver todas essas coisas por meio de seu transe em bhakti-yoga. Por bhakti-yoga, você perceberá todos os passatempos de Krsna. Estou indo agora."

Narada foi embora, depois do qual Vyasadeva meditou e viu todos os doces passatempos de Krsna, do começo ao fim.

bhakti-yogena manasi
samyak pranihite 'masculino
apasyat purusam purnam
maia ca tad-apasrayam

["Assim, ele fixou sua mente, envolvendo-a perfeitamente, vinculando-a no serviço devocional [bhakti-yoga] sem nenhum toque de materialismo, e assim ele viu a Personalidade Absoluta de Deus junto com Sua energia externa, que estava sob controle total". (Srimad-Bhagavatam, 1.7.4)

Qual é o significado de purna-purusa (a Personalidade Absoluta de Deus) neste versículo?

Srila Vyasadeva viu o nascimento de Krsna em Gokula, Vrndavana, e viu que Krsna nasceu em parte em Mathura por Devaki. Ele viu que, embora Krsna seja o Senhor Supremo, estava roubando manteiga nas casas de todas as gopis.

Ele viu que jivas ilimitadas (entidades vivas), aquelas jivas que negligenciavam Krsna, estavam descendo a este mundo material e sentindo tanta miséria e dificuldades - como nós. Ele viu que alguns jivas estavam se lembrando de Krsna e estavam indo para Goloka Vrndavana.


Ele viu Brahmara-gita, Venu-gita e Gopi-gita. Ele viu tudo de cima para baixo, incluindo os passatempos de Krsna em Mathura e Dvaraka.

Vendo tudo isso em seu transe de samadhi, ele escreveu todos os doces passatempos de Krsna, do Primeiro Canto do Srimad-Bhagavatam ao Décimo Segundo Canto, e então ficou satisfeito.

Ele então viu que não havia discípulo qualificado que pudesse escrever e contar todos esses passatempos e verdades filosóficas. Por acaso, seu filho era Srila Sukadeva Gosvami, e Sukadeva Gosvami falou o Srimad-Bhagavatam para Pariksit Maharaja. É a partir daí que, ainda hoje, todas essas bhagavat-katha (narrações das glórias de Krsna) estão chegando:

yasyam vai sruyamanayam
krsne parama-puruse
bhaktir utpadyate pumsah
soka-moha-bhayapaha

["Simplesmente, dando uma recepção auditiva a essa literatura védica, o sentimento de serviço devocional amoroso ao Senhor Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, brota imediatamente para extinguir o fogo da lamentação, ilusão e medo." (Srimad-Bhagavatam, 1.7.7)]

Ao ouvir o Srimad-Bhagavatam, soka (lamentação), moha (ilusão) e todas as outras coisas desfavoráveis ​​desaparecem. Devemos, portanto, tentar ouvir o Srimad-Bhagavatam onde quer que esteja sendo recitado.

Agora, muitos oradores falarão.

Gaura-premanande!

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário