"Quero meus livros distribuídos, eles não devem ficar friamente guardados. Quero que, em uma ordem cíclica, milhares e milhares de livros sejam impressos, e sejam distribuídos e novamente publicados."
Srila Narayana Maharaj - hari katha: "A Importância da Distribuição de Livros"

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Dia da Aparição de Srila Gour Govinda Maharaja


Srila Gour Govinda Maharaja


Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Para o dia da aparição de Srila Gour Govinda Maharaja

[Para o dia da aparição divina de Srila Gour Govinda Maharaja, estamos apresentando um trecho do livro de Srila Gurudeva, A origem de Ratha-yatra, capítulo 8:]

Já relatamos duas histórias que explicam a aparência de Lord Jagannatha, e há mais uma, uma terceira, que veio do coração de um devoto muito avançado. Essa história tem rasa extraordinariamente profundo e secreto, sabor transcendental. Eu costumava relatar isso em Mathura e Vrndavana, e também em Jagannatha Puri. Quando contei, todos ouviram em silêncio e ficaram emocionados, pois nunca haviam ouvido tais segredos antes. Eles se perguntaram: "Onde ele descobriu isso?"

Alguns anos depois, vi um artigo de revista de Srila Gour Govinda Maharaja, um discípulo proeminente de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Quando comecei a ler, pensei: "Oh, ele escreveu a mesma coisa aqui com algumas pequenas mudanças. Como ele tirou isso do meu coração?" Fiquei feliz e pensei: "Essa pessoa, Gour Govinda Maharaja, é uma das pessoas raras neste mundo que estão genuinamente na linha de Caitanya Mahaprabhu e dos Gosvamis. Somente um devoto real pode conhecer todas essas verdades".

Alguns anos atrás, enquanto eu traduzia alguns livros em Jagannatha Puri, Gour Govinda Maharaja veio com apenas um discípulo para me encontrar. Ele ouviu meu hari-katha com muita paciência, e ele estava encantado. Nós nos tornamos amigos e ele me disse: "Eu vi você em Vrndavana no momento do desaparecimento de Srila Prabhupada, quando você o colocou em samadhi. Eu estava lá, mas naquela época eu era bastante insignificante. Você me comoveu muito, e Eu queria conhecê-lo e ouvir suas aulas, mas não podia fazê-lo naquele momento. Agora eu vim. "

Ele continuou: "Existem alguns problemas. Não posso falar das glórias de Caitanya Mahaprabhu e Radha-Krsna. Sou controlado por algumas pessoas que não querem ouvi-las. Elas são criando problemas e até me impedindo de ir para a Austrália, Alemanha e outros países. Não consigo abrir meu coração e contar essas glórias ", e ele começou a chorar. Eu o abracei e disse:" Não se preocupe - seja forte como eu. Se houver problemas, pule sobre eles como um leão. Seja como Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e meu gurudeva. "Eu o consolava tanto, e então ele foi embora. No ano seguinte, ele foi para Mayapura, e lá ele partiu deste mundo enquanto relatava essa mesma história. Muitos de seus discípulos vieram para eu chorando, e eu disse a eles: "Eu vou ajudá-lo. Não se preocupe. ”Suas idéias eram muito semelhantes às minhas e, portanto, essa história também está relacionada a ele.

O que expliquei lá em Jagannatha Puri e durante nosso grande festival de Navadvipa Chariot também foi publicado em nossa revista mensal, Bhagavata Patrika. Também procurei as escrituras em que esse passatempo foi originalmente escrito, mas ninguém poderia me dizer onde estava. Perguntei a muitos pandas eruditos em Jagannatha Puri, e eles apenas me disseram: "Nós lemos e teremos que procurar o livro original", mas eles não conseguiram produzi-lo.

Krsna retorna a Vrndavana

Todos os Vrajavasis sentem uma grande separação quando Krsna vai para Mathura e Dvaraka, especialmente Mãe Yasoda e Nanda Baba e, acima de tudo, as amadas gopis de Krsna. Às vezes eles desmaiam e perdem a consciência, parecendo mortos, e alguém pode até pensar: "Oh, eles morreram!" Krsna também sente separação das gopis, e especialmente de Radhika. Às vezes, ele também perde a consciência externa e permanece nesse estado por muitos dias.

Ao ouvir e discutir esses tópicos elevados, nos sentimos orgulhosos e pensamos: "Meu Gurudeva e eu estamos na linha de Srila Rupa Gosvami como rupanuga Vaisnavas". Os devotos seniores estão especialmente conscientes de que nosso guru-varga, os gurus de nossa sucessão discipular, são todos rupanuga Vaisnavas. Devemos, portanto, entender o humor de Srila Rupa Gosvami neste Festival dos Carros.


Como discutido anteriormente, Sri Caitanya Mahaprabhu recitava repetidamente um verso de Sahitya-darpana, mesmo que tenha sido originalmente escrito no humor básico dos amantes mundanos e, portanto, seja contra a etiqueta moral:

ya kaumara-harah com eva oi varas ta eva caitra-ksapas
te conmilita-malati-surabhayah praudhah kadambanilah
no caivasmi tathapi tatra surata-vyapara-lila-vidhau
reva-rodhasi vetasi-taru-tale cetah samutkanthate

Sri Caitanya-caritamrta (Antya-lila 1,78)

["Essa mesma personalidade que roubou meu coração durante a minha juventude é agora novamente meu mestre. Estas são as mesmas noites de lua-de-lua do mês de Caitra. A mesma fragrância de flores malati está lá, e as mesmas brisas doces estão soprando da floresta kadamba ... Em nosso relacionamento íntimo, também sou o mesmo amante, mas ainda assim minha mente não está feliz aqui. Estou ansiosa para voltar àquele lugar na margem do Reva, debaixo da árvore Vetasi. Esse é o meu desejo. "]

Uma pessoa, Svarupa Damodara, entendeu o significado interno de Caitanya Mahaprabhu, e havia uma segunda pessoa que também o fez - um homem muito jovem que mais tarde se tornou Srila Rupa Gosvami. Ninguém além deles entendeu o profundo significado de Mahaprabhu. Mahaprabhu havia capacitado Rupa Gosvami em Prayaga, e dado a ele sua misericórdia total, de modo que agora ele era capaz de escrever o significado em sua própria sloka:

priyah so 'yam krsnah sahacari kuru-ksetra-
militas tathaham em radha tad idam
sangama-sukham tathapy antah-khelan-madhura-murali-pancama-juse
mano me kalindi-pulina-vipinaya sprhayati

Sri Caitanya-caritamrta (Antya-lila 1,79)

["Agora encontrei meu velho e querido amigo Krsna neste campo de Kuruksetra. Sou o mesmo Radharani, e agora estamos nos reunindo. É muito agradável, mas ainda assim gostaria de ir à margem do Yamuna. debaixo das árvores da floresta lá. Desejo ouvir a vibração de Sua doce flauta tocando a quinta nota dentro dessa floresta de Vrndavana. "]

Os versos de Sri Caitanya-caritamrta (Madhya-lila 13.126–31) que seguem este explicam ainda mais o seu significado:

avasese radha krsne kare nivedana sei tumi, sei ami, sei nava sangama

[(No clima de Srimati Radhika, Sri Caitanya Mahaprabhu falou assim ao Senhor Jagannatha :) "Você é o mesmo Krsna e eu sou o mesmo Radharani. Estamos nos reencontrando da mesma maneira que nos encontramos no começo de nossas vidas. . "]

tathapi amara mana hare vrndavana vrndavane udaya karao apana-carana

["Embora sejamos ambos iguais, Minha mente ainda está atraída por Vrndavana-dhama. Desejo que você por favor apareça novamente com Seus pés de lótus em Vrndavana."]

ihan lokaranya, hati, ghoda, ratha-dhvani tahan pusparanya, bhrnga-pika-nada suni

["Em Kuruksetra há multidões de pessoas, elefantes e cavalos, e também o barulho de carros. Mas em Vrndavana existem jardins de flores, e o zumbido de abelhas e o chilrear dos pássaros pode ser ouvido."]

ihan raja-vesa, grande saba ksatriya-gana tahan gopa-vesa, grande murali-vadana

["Aqui em Kuruksetra você está vestido como um príncipe real e está acompanhado por grandes guerreiros, mas em Vrndavana você apareceu como um garoto comum de vaqueiro, acompanhado apenas por sua bela flauta."]

vraje tomara sange yei sukha-asvadana sei sukha-samudrera ihan nahi eka kana

["Aqui não há nem mesmo uma gota do oceano de felicidade transcendental que eu apreciei com você em Vrndavana."]

ama lana punah lila karaha vrndavane tabe amara mano-vancha haya ta 'purane

["Portanto, peço que você venha a Vrndavana e desfrute de passatempos Comigo. Se você fizer isso, minha ambição será cumprida."]

Srimati Radhika está dizendo: "Eu sou o mesmo, Meu amado Krsna é o mesmo, e estamos nos encontrando agora depois de um longo tempo; mas não estou feliz aqui. Quero estar em Vrndavana, à sombra do muito perfumado kadamba árvores, onde o Yamuna está fluindo. Nós não estávamos casados ​​na época e nos encontramos livremente lá sem nenhum mensageiro. Nosso amor aumentou simplesmente por olharmos um para o outro, e esse amor alcançou uma altura extrema. Agora estamos nos encontrando novamente, aqui em Kuruksetra, mas não estou satisfeito. Quero que você chegue ao meu coração, isto é, Vrndavana. Quero encontrá-lo lá novamente. "

Srila Rupa Gosvami deixou claro o significado em sua sloka. Se alguém se lembra e segue essas idéias, ele é realmente um rupanuga Vaisnava e, se não, está fora da linha discipular. Aqueles que proíbem os outros de pensar nessas coisas não são rupanuga Vaisnavas na linha de Rupa Gosvami. Tente entender isso. É egoísta pensar: "Meu gurudeva, Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, não nos encorajou a entender isso". Seu gurudeva explicou isso milhares de vezes, mas você não tem olhos para ver ou ouvidos para ouvir. Ele era um rupanuga, como todos os nossos acaryas do passado, até Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e meu gurudeva.

Quando meu gurudeva se lembrava desses tópicos, sua pele ficava avermelhada, amarelada e esbranquiçada, e então ele ficava fraco. E quando eu lhe dizia esses passatempos, ele chorava continuamente. Todos os gurus de boa-fé estão em uma linha e, se você não estiver nessa linha, estará descarrilado. É verdade que não devemos explicar esse assunto a pessoas não qualificadas, mas, se não o explicarmos, todas essas idéias desaparecerão - lavadas para sempre deste mundo. Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami respondeu a todas as dúvidas a esse respeito. Tente perceber esta resposta.

O Srimad-Bhagavatam (7.5.23) declara:

sravanam kirtanam visnoh
smaranam pada-sevanam
arcanam vandanam dasyam
sakhyam atma-nivedanam

["Ouvir e cantar sobre o santo nome transcendental, forma, qualidades, parafernália e passatempos de Lord Visnu, lembrando-os, servindo os pés de lótus do Senhor, oferecendo ao Senhor adoração respeitosa com dezesseis tipos de parafernália, oferecendo orações a o Senhor, tornando-se Seu servo, considerando o melhor amigo do Senhor e entregando tudo a Ele (em outras palavras, servindo-O com corpo, mente e palavras) - esses nove processos são aceitos como serviço devocional puro. "]

Aqueles que nos dizem apenas o significado geral ou externo desse sloka devem recorrer aos sampradayas Ramanuja ou Madhvacarya, pois conhecem apenas os princípios gerais. Devemos acrescentar o humor de SriCaitanya Mahaprabhu a esses princípios. Por exemplo, na primeira linha deste sloka, "Visnu" significa Krsna com Radhika e as gopis. Este é o entendimento daqueles na linha de Srila Rupa Gosvami. Tente entender isso. Se você nunca se lembra, percebe e explica isso para aqueles que são qualificados, você se desvia do nosso guru-parampara. Você deve entrar na linha apropriada.

O Srimad-Bhagavatam (10.33.39, 36) também declara:

vikriditam vraja-vadhubhir idam ca visnoh
sraddhanvito 'nusrnuyad atha varnayed yah
bhaktim param bhagavati pratilabhya kamam
hrd-rogam asv apahinoty acirena dhirah

["Uma pessoa sóbria que ouça fielmente ou descreva os assuntos lúdicos do Senhor com as jovens gopis de Vrndavana alcançará o serviço devocional puro do Senhor. Assim, rapidamente conquistará a luxúria, a doença do coração."]

anugrahaya bhaktanam
manusam deham asthitah
bhajate tadrsih krida
yah srutva tat-paro bhavet

["Quando o Senhor supõe que um corpo humano mostra misericórdia aos Seus devotos, Ele se envolve em passatempos que atraem aqueles que ouvem falar deles a se dedicarem a Ele."]

Tat-paro bhavet significa: "Você deve fazer isso; caso contrário, está descarrilado". Você não deve fazer anukarana; isto é, você não deve imitar os passatempos de Krsna. No entanto, aqueles de vocês que estão chegando gradualmente ao estágio de madhyama-adhikara devem tentar ouvir esses passatempos; caso contrário, você está descarrilado. É essencial seguir as declarações de Sri Rupa Gosvami no Chariot Festival.

Não fique confuso. Não tenha dúvida nenhuma. Você pode pensar assim: "O mundo inteiro pode criticar e ser contra mim - eu não ligo. Eu ligo para o meu gurudeva, para Srila Rupa Gosvami e para o nosso acarya-varga". Krsna lhe deu uma boa inteligência. Use sua própria inteligência e não corra atrás dos outros. Tente julgar, ver e ler os sastras autorizados. Se você diz: "Somos rupanuga-varga", você deve seguir Rupa Gosvami, não o ocultar. Use sua inteligência e veja por si mesmo, e então você perceberá o que está correto e o que está incorreto. Se eu escondo o nome do meu pai, está certo? É correto esconder o nome do meu pai?

Você pode ler a tradução deste sloka e, depois disso, a explicação de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e, especialmente, a de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Agora estou voltando ao assunto - a terceira história. Quando as gopis ficaram inconscientes por serem absorvidas por sentimentos de separação de Krsna, ele também ficou inconsciente em Dvaraka, pensando: "Radhika, Radhika!" Isso havia se tornado um grande problema, e Narada, Uddhava, Baladeva Prabhu e outros começaram a discutir como trazê-lo de volta à consciência. No início, eles sugeriram que Narada tocasse sua vina e glorificasse Vraja, Mãe Yasoda, as gopis e todos os outros Vrajavasis, mas Narada se opôs: "Você sabe o que acontecerá quando Krsna despertar? Ele irá imediatamente a Vrndavana, e ninguém será capaz de detê-Lo. Ele ficará lá com as gopis e nunca mais voltará. Você deve considerar isso quando decidir o que fazer. "

Agora eles estavam em um dilema. Eles pensaram novamente e decidiram: "Uddhava deve ir a Vraja e contar a Madre Yasoda, Nanda Maharaja, e as gopas e gopis que Krsna está chegando. Ele lhes dirá: 'Agora você pode recebê-Lo.' Ninguém pode saber em que estado os Vrajavasis estão agora. Alguns estão mentindo aqui e ali inconscientes. Quando ouvem que Krsna está chegando, eles retornam à consciência e fazem arranjos para recebê-Lo. Então Uddhava de alguma forma levará Krsna a Dvaraka novamente com um truque. Não haverá problema. Uddhava deve ir até lá. Krsna o enviou anteriormente e, portanto, ele deve ir agora e dizer a eles que Krsna está chegando. "

Uddhava ficou muito infeliz quando ouviu esta proposta. "Ouça-me", ele disse a eles. "Se eu for a Vrndavana e disser que Krsna está chegando, eles não acreditarão em mim porque eu os blefei antes. Eu disse a eles: 'Eu estou indo, e muito em breve trarei Krsna aqui. Definitivamente vou trazê-lo.' Depois disso, solicitei Krsna muitas vezes, mas Ele deu todos os tipos de desculpas, então o que eu poderia fazer? É inútil ir, porque eles não acreditam em mim. Eles dizem: 'Oh, o mentiroso chegou. chegou! Especialmente Mãe Yasoda dirá isso. "

Narada Muni disse: "Então Baladeva Prabhu pode ir. Ele pode pacificar todas as gopis e gopas". Mas Baladeva Prabhu respondeu da mesma maneira: "Eu disse a Krsna tantas vezes para ir até lá, e Ele sempre respondeu: 'Sim, eu irei', mas Ele nunca foi. Finalmente fui sozinho e os pacifiquei dizendo: ' Prometo que irei a Dvaraka e trarei Krsna.

"Eu não sei por que esse cruel Krsna nunca quer ir para lá. Ele costumava ser muito suave e doce, mas agora seu coração se transformou em pedra. O que posso dizer? Se eu for, os Vrajavasis também dirão sobre mim. 'Oh, este trapaceiro e mentiroso chegou!' Não adianta ir, porque eles também não acreditam em mim. Eles não podem ser consolados sem a presença direta de Krsna. Krsna deveria ir Ele mesmo. "

Enquanto discutiam o que fazer, a irmã de Krsna, Subhadra, entrou e ouviu tudo. "Não se preocupe", ela disse, "eu estou indo. Eu irei a Vrndavana e pegarei o darsana da Mãe Yasoda. Primeiro vou sentar no colo dela, depois acariciá-la e dizer-lhe: 'Mãe Krsna Ele estava viajando comigo, mas no caminho muitos reis o cercaram e começaram a apresentar arcanos para Ele, orando a Ele e oferecendo-lhe muitas apresentações. É por isso que cheguei aqui primeiro. Krsna ficará um pouco atrasado, mas Ele está a caminho. Pode demorar algumas horas ou um ou dois dias, mas Ele está voltando. Vou de porta em porta para as casas das gopis. Vou consolá-las e dizer: 'Oh, agora seja feliz.

Não sinta separação. Krsna está chegando! Eles ficarão felizes, e então eu direi a eles: 'Vocês todos devem estar prontos para receber Krsna.' Mais tarde, usarei um truque e direi a meu irmão: 'Oh, você está sentado aqui, enquanto sua mãe Devaki, seu pai Vasudeva e todas as suas rainhas estão morando lá em Dvaraka?' Vou trazê-lo de volta para Dvaraka com algum truque, então não se preocupe. Deixe-me primeiro trazer uma boa carruagem. Depois que Narada deve cantar a glória de Vraja acompanhada por sua vina, Krsna retornará à consciência e, depois disso, Ele virá a Vrndavana, onde tudo estará pronto. "

Uma carruagem foi trazida e Subhadra estava pronto para partir. Então Baladeva disse: "Se meu irmão e minha irmã vão, eu devo ir. Quero me encontrar com minha mãe e pai, Yasoda-maiya e Nanda Baba, e quero conhecer todos os meus amigos e as gopis. Não posso ficar aqui. . Eu preciso ir." Subhadra disse: "Sim, iremos juntos. Baladeva Prabhu irá primeiro e eu o seguirei". Então outra carruagem foi trazida e o ratha de Baladeva foi colocado na frente da de Subhadra. Quando estavam prestes a sair, Baladeva Prabhu disse a Daruka, o motorista da carruagem de Krsna: "Traga sua carruagem aqui e esteja pronto. Quando Krsna retornar à consciência, pegue a carruagem e voe para Vrndavana".

Narada Muni foi então convidado a glorificar Vraja e, acompanhado por sua vina, ele começou a cantar muito bem. Quando a doce glorificação de Vraja por Narada entrou nos ouvidos de Krsna, ele recuperou a consciência e pensou: "É de manhã e eu estou em Vraja. Onde está o meu doce vamsi?" Ele perguntou. "Onde, onde? Oh, eu sei. As gopis são muito complicadas. Eles roubaram. Vou dar-lhes uma boa lição." Então Ele ficou em uma bela forma tripla, como havia feito anteriormente em Vraja, e apareceu de uma maneira que ninguém em Dvaraka jamais havia visto antes.

Quando ele começou a procurar, disse: "Oh, Lalita pegou! Se não Lalita, então Radhika ela mesma o roubou com a ajuda de Visakha". Ele agiu como se os estivesse procurando para ver onde haviam guardado Sua flauta. Enquanto isso, ele viu Uddhava e perguntou: "Uddhava, por que você está em Vrndavana?" Então ele viu Narada e perguntou: "Oh, você também está em Vrndavana? De onde você veio?" Narada respondeu: "Oh meu Senhor, você não está em Vrndavana. Você está em Dvaraka. Este não é o Yamuna; é o oceano em Dvaraka Puri. Lembre-se de onde você está."

Krsna ficou tão absorvido que esqueceu de Uddhava, Narada e todos os outros, e estava pronto para fugir para Vrndavana para encontrar rapidamente os gopas e gopis. Uddhava disse a Ele: "Prabhu, sua carruagem está pronta, porque sabíamos que você faria isso. Você pode montar sua carruagem e ir para Vrindavana imediatamente".

Krsna queria subir em Sua carruagem, mas estava tão louco por radha-prema que não podia andar sozinho. Muitas pessoas começaram a ajudá-lo enquanto ele passava, segurando-o e ajudando-o de frente e de trás e de ambos os lados. Ele era como uma pessoa louca, perdida no amor e carinho de Radha. De alguma forma, Ele foi levado para a carruagem e erguido sobre ela, e Daruka imediatamente partiu com grande velocidade em direção a Vrndavana. Balarama e Subhadra estavam à frente e Krsna o seguiu.

Enquanto isso, em Vrndavana, Radhika estava no último estágio de sua vida, sentindo uma separação insuportável. Ela estava prestes a morrer, sem respirar ou expirar, e todos os Vrajavasis estavam muito preocupados, pensando: "Ela vai deixar o corpo dela!" Todo mundo tinha perdido a esperança de que Ela continuasse viva, e eles ficaram totalmente tristes. Todos pensaram: "Não podemos salvá-la! Ela certamente morrerá!" Lalita e Visakha estavam tentando revivê-la, mas não havia sinais de avivamento.

Enquanto isso acontecia, todos os outros sakhis também se reuniram lá, e eles também ficaram extremamente chateados - e até Candravali veio mostrar sua simpatia. De alguma forma, Radhika disse em voz muito baixa: "Se eu morrer, meu corpo morto deve ser colocado em torno de uma árvore de tamala. Deixe o ar em meu corpo ser misturado com o ar de Nandagaon, onde Krsna respira. Deixe o fogo em meu corpo. misture-se com os raios de sol na casa de Nanda Baba para que brilhe lá e eu tocarei Krsna.Que a terra do Meu corpo se misture com o pátio de Nanda-bhavana, para que Krsna possa andar sobre Mim e eu possa tocá-Lo. " Ao lamentar dessa maneira, tornou-se novamente inconsciente.

Enquanto isso, três carros chegaram em Vraja - os de Subhadra e Baladeva na frente e os seguintes de Krsna. Assim que Krishna chegou lá, ele ouviu: "Radhika vai morrer, e Ela não permanecerá viva nem por mais um momento". Ele correu muito rapidamente para o local onde ela estava desistindo de seu corpo e, quando a viu, começou a chorar amargamente. Tornando-se cada vez mais absorvido em radha-prema, Suas mãos começaram a derreter. A parte inferior do corpo também derreteu, depois o rosto também; e apenas dois grandes olhos redondos permaneciam. Nesse momento, Baladeva Prabhu e Subhadra chegaram, e quando viram essa cena, não conseguiram se controlar e também se tornaram como Krsna.

Enquanto isso, Lalita falou repetidamente no ouvido de Radhika: "Radha, Radha! Krsna chegou. Krsna veio ao seu encontro! Não morra". Visakha disse no outro ouvido: "Krsna veio ao seu encontro!" Gradualmente, Radhika recuperou a consciência externa, abriu os olhos e pensou: "Oh, linda Krsna chegou!" Ela ficou ainda mais absorvida no êxtase do amor e carinho. Ao vê-la, o amor de Krsna também aumentou e ele perdeu a consciência externa. Nesse mesmo estado, Ele começou a rolar na terra.

Radhika disse a Visakha: "Por favor, ajude Krsna; caso contrário, ele pode morrer. Você conhece o mantra para revivê-Lo. Diga em seu ouvido: 'Radha, Radha!'". Quando Krsna ouviu essa doce injeção do poderoso mantra nos lábios de Visakha, "Radha, Radha, Radha, Radha!" Ele abriu os olhos e ficou tão feliz novamente. Gradualmente, Ele reviveu, e Eles se reuniram e todos ficaram felizes.

Narada também chegou e pediu a Krsna: "Prabhu, por favor, manifeste essas três formas que você revelou quando foi absorvido e derretido. Dessa forma, todos verão e perceberão essas verdades sobre você. Por favor, manifeste essas formas em algum lugar deste mundo". Krsna respondeu: "Tatha 'stu, tatha' stu evam bhavatu! Assim seja. Eu sempre permanecerei nesta forma em Nilacala, que será como Dvaraka, e todos poderão vir e Me ver lá".

Eu disse a este lindo passatempo em breve. Essa lila está no coração dos devotos puros, e Srila Gour Govinda Maharaja também a tocou. Também conciliei alguns pontos para esclarecer quaisquer dúvidas ou mal-entendidos sobre essa lila.

Você deve saber que existem quatro grupos de gopis em Vraja: svapaksa (pertencente ao grupo de Radhika), vipaksa (pertencente ao grupo de Seus rivais), tatastha-paksa (pertencente ao grupo que é neutro para Ela), e suhrt-paksa (pertencente ao grupo que é amigo dela), e os passatempos de Krsna não podem ocorrer sem eles. No entanto, não há festas quando Krsna desaparece, ou quando Ele vai para Mathura ou Dvaraka e um clima de separação se manifesta nos corações das gopis. Naquele momento, todas as partes se tornam uma para Krsna, e elas se ajudam. Candravali, ou Bhadra, ou qualquer um dos outros, pode vir e pacificar Srimati Radhika, porque Sua separação é a mais alta. Eles são muito solidários com ela, porque o clima de separação deles não é tão alto em comparação. Eles dizem a ela: "Ó Radhika, você não deve chorar. Krsna virá." Até Candravali, que tem um profundo humor de separação, também virá e falará assim.

As interações aqui são muito misteriosas, e quero dar-lhes percepção e entrada nesses momentos extraordinários, mas você deve se qualificar primeiro. Tente seguir bhakti regulamentado - sravanam kirtanam visnoh smaranam - caso contrário, você não será capaz de manter sua vida espiritual. Você se tornará vigoroso e, depois de algum tempo, pensará que os passatempos de Krsna são os mesmos que os passatempos de se divorciar. Não li escrituras como Govinda-lilamrta, mas sei que a maioria de vocês tem cópias de todos esses livros. Muitos dos que leram isso caíram, então você não deve lê-los no momento nem dar aulas sobre esses tópicos. Tenha muito, muito cuidado. Nosso objetivo e objetivo é realizar os passatempos de Krsna, mas você não pode pular para isso. Se você deseja estar situado em uma árvore, primeiro tente subir da raiz e de lá poderá ir para os lugares mais altos. Se você tentar pular, você cairá.

Peço que você leia Upadesamrta, Manah-siksa e livros como eles. Tente cantar mais. Cantar apenas dezesseis rodadas não será suficiente. Seu gurudeva deu dezesseis e depois um, dezesseis e depois um, dezesseis e depois um; existem quatro conjuntos de dezesseis. Ele deu isso sem um propósito? Um homem pode ser muito especialista em falar hari-katha e executar serviços relacionados, mas se ele não canta porque não tem bom gosto, é um devoto muito fraco e, depois de algum tempo, pode cair.

tan-nama-rupa-caritadi-sukirtananu¬
smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya
tisthan vraje tad-anuragi-jananugami
kalam nayed akhilam ity upadesa-saram
Upadesamrta (8)

["A essência de todos os conselhos é que se deve utilizar seu tempo integral - vinte e quatro horas por dia - cantando e lembrando-se do nome divino do Senhor, forma transcendental, qualidades e passatempos eternos, engajando assim sua língua e mente. "]

Esteja em Vrndavana, sob a orientação de um guru rasika-tattvajna Vaisnava, e sempre cante os nomes com seu significado, conhecendo e lembrando os passatempos de SriRadha-Krsna. Então você se tornará totalmente qualificado para este objetivo mais elevado da vida.

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário